Um novo concorrente do Google? Conheça o buscador Brave

Brave Search

Atualizado: Ter, Junho 29, 2021 

Muitos conhecem e até já utilizam o navegador Brave. Além de opensource, ele é focado na privacidade do usuário. Tem suporte à navegação privada, inclusive através da rede Tor e até possui uma carteira com suporte para algumas criptomoedas. Além dessas funcionalidades, esse browser se destaca por ser rápido: chegando a obter melhores resultados que os seus concorrentes Firefox e Chrome em testes realizados por sites especializados.

Aproveitando a crescente popularidade do navegador, a empresa lançou no dia 22 de junho de 2021 um buscador (versão Beta) que também terá como característica: a privacidade para o usuário. A ferramenta já nasce sendo uma alternativa ao DuckDuckGo e Qwant e uma opção para quem utiliza os tradicionais serviços do Bing e Google (que não são nenhum pouco amigáveis quando o tema é a privacidade oferecida ao usuário).

Para começar utilizá-lo é simples: quem já possui o navegador Brave instalado, pode escolhê-lo nas configurações do sistema de busca do navegador. Para os demais usuários, basta acessar o endereço: search.brave.com

Agora, vamos destacar algumas funcionalidades do Brave Search:

Privacidade

Como dito anteriormente, a privacidade é um ponto positivo. Sendo assim, nenhuma informação (como seu IP ou palavras buscadas) é registrada nos servidores da Brave.

Sem algorítimos que classificam páginas

O Brave Search, por enquanto, não possui algorítimos que controlam as classificações de sua pesquisa. Isso faz com que o Brave Search utilize, na maioria das buscas, seu próprio índice para retornar as listas com as páginas web. Em alguns casos, ele até consulta de forma anônima outros buscadores para aprimorar os resultados das buscas.

Pesquisa regional de forma privada

Salvando o endereço IP em sua própria máquina, o sistema de busca permite trazer páginas de sua região.

Aparência e configurações

Nas configurações do buscador é possível mudar a aparência (Dark) e também escolher algumas outras alternativas como unidades de medida e se prefere abrir as páginas em novas janelas.


Lembrando que o Brave Search ainda está em versão Beta. Muitas outras novidades chegarão em breve.


Pedro Paulo

Pedro Paulo

Trabalha com informática desde o século passado e quando sobra tempo, tenta escrever algo neste site

Comentários

Para escrever um comentário, faça o Login.

Arquivos do Blog

Categorias do Blog

Sobre

Site que tem como o assunto principal: Tecnologia. Destacando assuntos relacionados ao Linux, a Internet e Software Livre.