Versão 4 do navegador Vivaldi é lançada

Logo Vivaldi

Atualizado: Qua, Junho 09, 2021 

Uma nova versão do navegador Vivaldi foi lançada e entre as principais novidades estão: a ferramenta de tradução lingvanex e o cliente de e-mail (versão Beta).

Sempre que possível, procuro usar programas opensource. Mas há exceções. Uma delas é o navegador Vivaldi. E apesar de ele NÃO ser o meu navegador principal, mantenho-o instalado para ir acompanhando as novidades que o pessoal lá da Islândia vem desenvolvendo.

E a versão 4, lançada no dia 9 de junho de 2021 veio recheada de novidades. Confira um breve resumo a seguir:

Novo motor de tradução

A primeira novidade é o novo motor de tradução de páginas que é fornecido pela Lingvanex, mas hospedado nos próprios servidores da Vivaldi. O novo recurso está presente nas versões para Desktop / Android. É uma alternativa que vem trazer mais privacidade, deixando suas traduções fora do alcance das gigantes Google e Microsoft.

Opção de tradução

Não encontrei opção de Português Brasileiro na tradução

Configuração inicial

A configuração inicial do navegador também mudou. No primeiro acesso, há uma nova tela para que usuário decida entres 3 diferentes tipos de layout. Nova tela de configuração inicial

Novas ferramentas (versões BETA)

O Vivaldi já possui um layout e ferramentas bem funcionais. Um exemplo é o gerenciador de notas, com opção de sincronização, anexos e markdown que já está presente desde versões mais antigas. E nessa nova versão, quatro ferramentas, ainda em estágio beta, também deram as caras. São elas: o cliente de e-mail, gerenciador de contatos, calendário e leitor de feed.

Cliente de e-mail e gerenciador de contatos

O novo cliente de e-mail aceita os protocolos POP e IMAIL e possui um assistente de configuração. O cliente funciona integrado aonavegador, bastando abri-lo em uma nova aba (ir ao menu Ferramentas > E-mail) ou ainda acessá-lo através do ícone do painel do Vivaldi. Também pelo painel é possível acessar o gerenciador de contatos, sendo integrado com os contatos do servidor de e-mail (depende da disponibilidade do recurso no servidor). Vale salientar que há alguns anos o Vivaldi também oferece o serviço de e-mail gratuito: seunome@vivaldi.net.

Cliente de E-mail do Vivaldi

Calendário

Aos moldes do cliente de e-mail, essa versão do navegador também traz um gerenciador de Calendário muito intuitivo. Dentre os principais recursos, estão a integração com servidores na nuvem, tais como o próprio da Vivaldi.net, Google Calendar, servidores CalDAV, entre outros. Se quiser deixar tudo local, não há problema, há uma opção para criar calendários sem integração externa.

Leitor de Feed

O leitor de Feed também segue o mesmo padrão gráfico das demais ferramentas: com um menu lateral onde são mostrados os Feeds, ordenados por data. E ao clicar sobre um item é mostrado a informação correspondente no corpo do navegador. Essa ferramente já está integrado com a navegação, ou seja, quando o usuário acessar um determinado site que possuir Feed, o Vivaldi mostrará um ícone na barra de endereços com a opção de cadastrar-se ao referido Feed. Como ainda é versão Beta, podem existir alguns Bugs. Eu mesmo notei que ao clicar com o botão direito sobre um link do Feed no menu lateral, aparecem as opções mostradas no cliente de e-mail (como responder mensagem), o que não faz muito sentido.

Obter o Vivaldi

O Vivaldi é gratuito e está disponível para Linux, MacOS, Windows e Android. Mais informações, bem como as opções de download do navegador podem ser obtidas no site oficial: vivaldi.net


Pedro Paulo

Pedro Paulo

Trabalha com informática desde o século passado e quando sobra tempo, tenta escrever algo neste site

Comentários

Para escrever um comentário, faça o Login.

Arquivos do Blog

Categorias do Blog

Sobre

Site que tem como o assunto principal: Tecnologia. Destacando assuntos relacionados ao Linux, a Internet e Software Livre.