Fedora

fedora.png

Ficha Técnica

Tipo do sistema: Linux

Arquitetura(s): x86_64 aarch64 armhf

Interface(s): Gnome Kde Plasma XFCE MATE i3-WM LXQT Cinammon

Gerenciador(es) de pacote(s): RPM

Link oficial: Fedora | Website

Atualizada em: Qua, Julho 21, 2021

Patrocinado pela empresa Red Hat (que também possui uma distribuição comercial do Linux) o Fedora surgiu no ano de 2003 e desde aquela época se tornou uma distribuição muito popular e com uma comunidade bastante ativa.

Os desenvolvedores do Fedora lançam novas versões a cada 06 meses dando suporte por 13 meses a do lançamento. Por essa razão, o sistema Fedora sempre traz versões recentes dos softwares e costuma ser pioneiro quanto às novidades tecnológicas. O protocolo do servidor gráfico Wayland, por exemplo, já vem padrão do sistema faz algumas versões. Enquanto distribuições como o Ubuntu, por exemplo, trabalham com o X11 como padrão.

O Fedora possui versões para Desktop, Servidores e também para Internet das coisas. Nas versões para Desktop o ambiente gráfico padrão é o Gnome, mas no site https://spins.fedoraproject.org/br/ o usuário pode escolher versões alternativas com outros ambientes gráficos, como por exemplo o: KDE, XFCE, Mate, Cinnamon, entre outros.

Por ter sua origem na distribuição Red Hat, que depois se tornou uma distro empresarial, o Fedora é visto por muitos como um sistema robusto e bastante seguro. Por outro lado, a grande quantidade de versões em um curto espaço de tempo pode ser um empecilho para quem procura um sistema operacional estável e que não precise de grandes atualizações ao longo de um ano, por exemplo.

Screenshoots


Pedro Paulo

Pedro Paulo

Trabalha com informática desde o século passado e quando sobra tempo, tenta escrever algo neste site

Comentários

Para escrever um comentário, faça o Login.

Distribuições + acessadas

Sobre

Site que tem como o assunto principal: Tecnologia. Destacando assuntos relacionados ao Linux, a Internet e Software Livre.