Solus

Solus Cover

Ficha Técnica

Tipo do sistema: Linux

Arquitetura(s): x86_64

Interface(s): Gnome Kde Plasma MATE Budgie

Gerenciador(es) de pacote(s): Snappy Flatpak EOPKG

Link oficial: Solus | Website

Atualizada em: Qua, Junho 23, 2021

De origem Irlandesa, o Solus é uma distribuição Linux independente. Atualmente, no site oficial é possível baixar 4 versões do sistema. A diferença principal entre elas é interface gráfica.

A versão que recebe mais destaque por parte da equipe do Solus é a que carrega a interface Budgie, que é desenvolvida pela própria equipe. As outras 3 versões são: Gnome, Mate e Kde. O Solus se carateriza por ser uma distribuição Rolling Release, ou seja, seu repositório contém as últimas versões estáveis dos softwares e bibliotecas dos sistemas.

E por falar em repositório, ele não é tão grande quanto às tradicionais distribuições Debian ou Manjaro, por exemplo. Mas nada que impeça de utilizá-lo como seu Desktop. Ainda falando sobre softwares, seu gerenciador de pacotes é chamado EOPKG, fácil de utilizar e muito bom, por sinal. Há também suporte para Snap e Flatpak. Ou seja, há várias alternativas para instalação de softwares no sistema.

Seu manual online é simples e intuitivo. E vem com tutoriais de ensinando a instalar o gerenciador de janelas I3, os softwares VirtualBox, Teamviewer e até como trocar o tradicional terminal Bash, pelo Fish sou ZSH.

Uma curiosidade sobre o sistema é que, geralmente, ele possui uma atualização semanal, nas sextas-feiras.

Screenshoots


Pedro Paulo

Pedro Paulo

Trabalha com informática desde o século passado e quando sobra tempo, tenta escrever algo neste site

Comentários

Para escrever um comentário, faça o Login.

Distribuições + acessadas

Sobre

Site que tem como o assunto principal: Tecnologia. Destacando assuntos relacionados ao Linux, a Internet e Software Livre.